Endereço do Centro Espírita Garcia


Rua DOM SILVÉRIO 123



Bairro: Alto dos Passos



Cidade: Juiz de Fora-MG



TEL.:(32) 3213-1698




Reuniões Públicas

terça: 15:00h., quarta: 20:00h., quinta: 17:30h., sábado:19:00h., domingo 10:00h


G randioso é aquele que se
E ngaja no trabalho da caridade,
E nfrenta turbulências e faz
G erminar a paz!

Espíritas AMAI-VOS e INSTRUÍ-VOS ( eis o nosso ensinamento)

Espíritas AMAI-VOS e INSTRUÍ-VOS ( eis o  nosso ensinamento)
O estudo das Obras de ALLAN KARDEC é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita.

quinta-feira, 25 de março de 2010

CHICO XAVIER - COMEMORANDO CENTENÁRIO

O Globo Repórter do dia 26 de março trará um especial sobre Chico Xavier, o médium mineiro.

O aguardado programa abordará a vida e obra de Francisco Cândido Xavier no ano de seu centenário, a ser comemorado no dia 2 de abril. Depoimentos, entrevistas e arquivos serão exibidos ilustrando o símbolo da mediunidade e caridade com Jesus e Kardec.

Como parte da homenagem ao centenário de Chico Xavier, a Globo News fará também uma semana especial ao médium. A semana especial tem começa no dia 24 de março, às 23h onde o Programa Arquivo N apresentará “A Biografia” do médium com depoimentos de quem conviveu com ele, contando com a utilização de rico material preservado no Centro de Documentação da Rede Globo.

No sábado, dia 27, à meia noite, será exibido Almanaque – Entrevista especial com Daniel Filho, diretor do filme sobre o médium, com o ator que faz o papel de Chico Xavier ( Nelson Xavier ) e Marcel Souto Maior, autor da biografia em que o filme se baseou.

Já no dia 28, às 23h, será a vez do Globo News Especial Chico Xavier com uma grande reportagem de campo sobre Chico Xavier. E no dia 31, também às 23h, será apresentado, no programa Arquivo N, “As Gravações”, um programa dedicado exclusivamente à palavra de Chico Xavier, sobretudo nos anos 70.

Informações sobre horários alternativos podem ser obtidas no site: globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,17664,00.html

DIA 02 De ABRIL- ESTRÉIA- O FILME

NOSSO LAR vira FILME - EM BREVE NOS CINEMAS



Nosso Lar - O Filme - EM SETEMBRO

Assista ao trailer oficial

Foi lançado o trailer oficial do filme Nosso Lar, baseado em uma das obras mediúnicas mais lidas no mundo: Nosso Lar, psicografia de Chico Xavier.

O longa-metragem tem apoio da Federação Espírita Brasileira.

O filme, um dos mais caros já produzidos no Brasil, conta com atores de renome nacional como Othon Bastos, Ana Rosa, Paulo Gourlart e Renato Prieto como André Luiz.

Para assistir veja durante os intervalos na programação da TVCEI ou acessar a TVCEI no youtube.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Chico e Suas Reencarnações




Chico e Suas Vidas


De acordo com o livro “Chico, Diálogos e Recordações…”, escrito por Carlos Alberto Braga Costa a partir das memórias de Arnaldo Rocha, podemos anotar algumas das reencarnações do amigo Chico Xavier. Na tabela abaixo temos a ordem das reencarnações que remontam ao Egito a aproximadamente 3500 anos atrás até os dias de hoje, as páginas do livro que contém estas informações, bem como o local, nome e data de cada reencarnação.

sábado, 20 de março de 2010

Vejam fotos do Seminário - TEMA: Chico Xavier




Realizado na FEAK na tarde do dia 20 de março de 2010, Carlos Alberto realizou o seminário com o tema: Chico Xavier sua Árdua Ascensão.




Presença do grupo de estudos JOANNA de ÂNGELIS do Centro Espírita Garcia .




Tarde de Autógrafo :

Livro “Chico, diálogos e recordações …”


Chico Xavier- Mandato de Amor ( União Espírita Mineira)









Esse seminário está a disposição na videoteca da Fundação Espírita Allan Kardec ( FEAK).

Acesse o blog : dialogos.wordpress.com e saiba mais sobre a vida desse missionário de Deus, esse nome que é sinônimo de AMOR, CHICO XAVIER.

sexta-feira, 19 de março de 2010

ANÁLISE, APRECIAÇÃO, CRÍTICA

ANÁLISE, APRECIAÇÃO, CRÍTICA
José Passini

Qualquer obra ao ser exposta ao público fica sujeita à análise, à apreciação, à crítica, da parte daqueles que a examinam, seja ela uma escultura, uma música, uma pintura ou uma página literária.

No mundo da literatura, há até a atividade normal de pessoas que se especializam em crítica literária, exercendo-a, sem que os autores de artigos ou de livros, sintam-se ofendidos por verem suas idéias, suas posições, ou opiniões serem analisadas, criticadas, contestadas, desde que através de linguagem compatível com a ética e com o respeito.

Esses trabalhos de crítica literária são, não raro, usados em estudos levados a efeito em academias de letras, ou em cursos universitários de língua e literatura, com real proveito para aqueles que se entregam ao aprendizado da arte de bem escrever, seja num Curso de Letras, seja num de Comunicação Social.

Tendo consciência de que haverá aqueles que analisarão e darão a público sua apreciação sobre aquilo que publica, o autor, por certo, preocupar-se-á com o que diz, e como o diz, ou seja, com o conteúdo e com a forma.

No meio espírita, infelizmente, isso não se dá. Atualmente, assiste-se a uma verdadeira avalancha de obras, na maioria mediúnicas, cheias de inovações, de revelações, de modismos, sem que haja espaço na imprensa espírita para uma apreciação séria, clara, fraterna, a respeito de conteúdos altamente duvidosos, que são levados a público como se fossem verdades reveladas.

Paulo, a maior autoridade em assuntos mediúnicos nos tempos apostólicos, conforme se constata nos caps. 12 e 14 da sua Primeira Carta aos Coríntios, dentre outras orientações, recomenda: “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.”
1 Sábio conselho, repetido reiteradamente mais tarde na obra de Kardec, destina-se à prevenção contra o deslumbramento, a vaidade, à atuação de Espíritos enganadores no intercâmbio mediúnico. Cuidado semelhante pode-se observar também em João: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.”
2 Será que estamos esperando que aqueles que combatem o Espiritismo venham trazer a público certos absurdos que estão sendo publicados ante a comunidade espírita completamente silente, sem que tenhamos meios de demonstrar-lhes que certas “revelações” foram contestadas? Ou será que foi esquecido o brocardo: “Quem cala, consente.”? Será que Kardec não sairia hoje em defesa dos verdadeiros postulados espíritas? Ou calar-se-ia, receando desagradar pessoas? Onde podemos situar a recomendação de Erasto: “Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea.”

3 A Federação Espírita Brasileira e várias outras editoras são entidades de utilidade pública e que, coerentemente com o que ensina o Espiritismo, não visam a lucros. Malgrado esses nobres exemplos, instalaram-se inúmeras editoras que aí estão a divulgar obras que contrariam frontalmente os postulados espíritas, através de publicações que, embora declarem serem os recursos obtidos destinados a entidades assistenciais – o que jamais deve influir na análise doutrinária das publicações – agem como entidades meramente comerciais, colocando o lucro acima do ideal da divulgação.

O médium, autor material dessas obras, por vezes é pessoa bondosa, bem intencionada, até promotora de nobres atividades no âmbito da assistência social. Mas o seu trabalho nesse setor será suficiente para legitimar sua produção mediúnica, transformando-a em livros?

Lamentavelmente, há aqueles que confundem caridade com pieguismo. Dizem que não se pode ir contra um irmão. Ninguém, em sã consciência deve criticar o autor, mas sim a obra. Aquele deve ser preservado, em nome do respeito que se deve ter para as suas boas intenções, mas esta deve ser analisada, dissecada. Essa maneira de agir aprende-se com Jesus, que nunca atacava o pecador, mas o pecado.

Nesse contexto, deve ser ressaltada a responsabilidade daqueles que dirigem estabelecimentos espíritas, sejam centros ou livrarias, no sentido de fazerem a devida seleção do material escrito divulgado no recinto da instituição. Muito maior do que a preocupação com o conteúdo da exposição oral, deve ser o cuidado com o material impresso entregue ao público, seja livro ou folheto avulso, pois um livro adquirido, ou tomado por empréstimo, numa instituição espírita – principalmente para o leigo –, será tomado como legítimo.

Entretanto, há dirigentes que se abrigam sob a capa de uma falsa caridade em relação aos autores. Omitem-se quanto a um cuidadoso exame, deixando de ler, ou de colocar nas mãos de irmãos responsáveis, para análise, muitas obras que estão aí a tentarem desmentir a seriedade da mensagem espírita, permitindo seja ela apresentada na forma de romances, relatos, “revelações”, em linguagem absolutamente não condizente com a seriedade e com a nobreza da doutrina que herdamos de Kardec.

sábado, 13 de março de 2010

Seminário de AUTOCUROTERAPIA

CORUJÃO: ESPIRITUALIDADE E NEUROCIÊNCIA

Dia 19 de março - 3ª sexta-feira do mês de 21h às 23h

Local: Salão da FEAK

Seminário de AUTOCUROTERAPIA usando os recursos de Neurociência em conjunto com as Leis Morais.

TRAGA CANETA E CADERNO PARA ANOTAÇÕES

Carga horária de 16 horas, divididos em 8 módulos com duas horas de duração cada.

De março a novembro 2010.

Facilitador: Armando Falconi

Seminário com Carlos Alberto ( tema: Chico Xavier)

Seminário com Carlos Alberto de Belo Horizonte
Tema: Chico Xavier - Árdua Ascensão

Dia 20 de março - sábado

Horário: 14 às 18h
Local: Salão da FEAK (Endereço: Rua: Itamar Soares de Oliveira, 200, Cascatinha).
Telefone:(32)3236-1192 )

Mediunidade e Caridade com JESUS e KARDEC


Com transmissão ao Vivo

Cartaz do evento

Seminário: Mediunidade e Caridade com Jesus e Kardec


Este evento será transmitido ao vivo pelo site da União Espírita Mineira( acesse no link com foto ao lado direito de sua tela no blog).


Data e Horário:Domingo, 21 de Março de 2010 , 9h às 10h30


Homem de Bem: 11h às 12h30


Chico: Mediunidade com Jesus e Kardec - Expositora:Suely Caldas Schubert


Realização:DOM - Departamento de Orientação MediúnicaDAPSE Departamento de Assistência e Promoção Social EspíritaApoio:União Espírita MineiraLocal:Auditório da União Espírita MineiraRua Guarani, 315 - Centro - Belo Horizonte - MHInformações:31 3201.3038

segunda-feira, 8 de março de 2010

Homenagem as Mulheres no seu dia Internacional.

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER ESPÍRITA

No momento em que se comemora 8 de março, O DIA INTERNACIONAL DA MULHER, o blog Grupo de Estudos Espíritas Garcia, cumprimenta a todas as mulheres que, de uma forma ou de outra, têm contribuído com o progresso moral da Humanidade.


A mulher espírita, assim compreendendo, assume a sua responsabilidade na família, na vida profissional e nas atividades de estudo e divulgação da doutrina espírita, não buscando imitar os homens, ou competir com eles, mas, trabalhando ao lado deles, na tarefa de melhorar este mundo, doando do que tem.

Permita-me citar um exemplo aqui, de inúmeros que existem de mulheres espíritas dignas de nossos aplausos e admiração, a francesa Amèlie-Gabrielle Boudet, apoiando seu esposo Allan Kardec, enfrentando preconceitos, dificuldades financeiras, acompanhando-o nas viagens, trabalhando com ele, e após seu desencarne, assumindo suas responsabilidades, comparecendo até no tribunal de justiça em defesa do Espiritismo.

Sem a presença da mulher na Terra, o homem careceria de exemplos concretos de sensibilidade humana em alto grau de expressão.

A TODAS as mulheres , espíritas ou não, especialmente as trabalhadoras do Centro Espírita Garcia, dedico a Oração da Mulher...



Missionária da Vida.

Ampara o homem para que o homem te ampare.

Não te conspurques no prazer, nem te mergulhes no vício.

A felicidade na Terra depende de ti, como o fruto depende da árvore.

Mãe, sê o anjo do lar.

Esposa, auxilia sempre.

Companheira, acende o lume da esperança.

Irmã, sacrifica-te e ajuda.

Mestra, orienta o caminho.

Enfermeira, compadece-te.

Fonte sublime, se as feras do mal te poluírem as águas, imita a corrente cristalina que no serviço infatigável a todos, expulsa do próprio seio a lama que lhe atiram.

Por mais te aflija a dificuldade, não te confies à tristeza ou ao desânimo.

Lembra os órfãos, os doentes, os velhos e os desvalidos da estrada que esperam por teus braços e sorri com serenidade para a luta.

Deixa que o trabalho tanja as cordas celestes do teu sentimento para que não falte a música da harmonia aos pedregosos trilhos da existência terrestre.

Teu coração é uma estrela encarcerada.

Não lhe apagues a luz para que o amor resplandeça sobre as trevas.

Eleva-te, elevando-nos.

Não te esqueças de que trazes nas mãos a chave da vida porque a chave da vida é a glória de Deus.

Xavier, Francisco Cândido. Da obra: À Luz da Oração. Ditado pelo Espírito Meimei. O Clarim.

domingo, 7 de março de 2010

A AMIZADE REAL

Um grande senhor que soubera amontoar Sabedoria, além da Riqueza, auxiliava diversos amigos pobres, na manutenção do bom ânimo, na luta pela vida.

Sentindo-se mais velho, chamou o filho á cooperação. O rapaz deveria aprender com ele a distribuir gentilezas e bens.

Para começar, enviou-o á residência de um companheiro de muitos anos, ao qual destinava trezentos reais.

O jovem seguiu-lhe as instruções.

Viajou 6 km e encontrou a casa indicada. Contrariando-lhe a expectativa, porém, não encontrou um pardieiro em ruínas. O domicílio, apesar de modesto, mostrava encanto e conforto. Flores perfumavam o ambiente e alvo linho vestia os móveis com beleza e decência.

O beneficiário de seu pai cumprimentou-o, com alegria efusiva, e depois de inteligente palestra, mandou trazer o café num serviço agradável e distinto.

Apresentou-lhe familiares e amigos que se envolviam, felizes, num halo enorme de saúde e contentamento.

Reparando a tranquilidade e a fartura, ali reinantes, o portador regressou ao lar, sem entregar o dinheiro, a dádiva.

-Para quê? - confabulava consigo mesmo - aquele homem não era um pedinte. Não parecia guardar problemas que merecessem compaixão e caridade. Certo, o genitor se enganara.

De volta, explicou ao velho pai, particularizadamente, quanto vira restituindo-lhe a importância de que fora emissário.

O ancião, contudo, após ouvi-lo calmamente, retirou mais dinheiro da bolsa, dobrou a quantia e considerou:

- Fizeste bem, tornando até aqui. Ignorava que o nosso amigo estivesse sob mais amplos compromissos. Volta á residência dele e, ao invés de R$300 reais , mensalmente, entrega-lhe agora em diante R$600,00. A sua nova situação reclama recursos duplicados.

-MAS , PAI- acentuou o moço-, não se trata de pessoa em posição miserável. Ao que suponho, o lar dele possui tanto conforto , quanto o nosso.

- Folgo bastante com a notícia- Exclamou o velho.

E imprimindo terna censura á voz de sabedoria e conselheira ,acrescentou:

- Meu filho, se não é lícito dar remédios aos sãos e esmolas aos que não precisam delas, semelhante regra não se aplica aos companheiros que DEUS nos confiou.

Quem socorre o amigo, apenas nos dias de extremo infortúnio, pode exercer a piedade que HUMILHA ao invés do AMOR que santifica. QUEM espera o DIA DO SOFRIMENTO para prestar o favor, muita vez não encontrará senão o silêncio e a morte, perdendo a melhor oportunidade de ser ÚTIL. NÃO devemos exigir que o irmão de jornada se converta em MENDIGO, a fim de parecermos superiores a ele, em todas as circunstâncias. Tal atitude de nossa parte representaria crueldade e dureza. Estendamo-lhe nossas mãos e façamo-lo subir até nós, para que nosso concurso não seja orgulho vão. TODA GENTE NO MUNDO PODE CONSOLAR A MISÉRIA E PARTILHAR AS AFLIÇÕES, MAS RAROS APRENDEM A ACENTUAR A ALEGRIA DOS ENTES AMADO, MULTIPLICANDO-A PARA ELES, SEM EGOÍSMO E SEM INVEJA NO CORAÇÃO.

O AMIGO VERDADEIRO, porém sabe fazer isto.

Volta, pois, e atende ao meu conselho para que nossa afeição constitua sementeira de amor para a eternidade.

Nunca desejei improvisar necessitados, em torno de nossa porta e, sim, criar companheiros para sempre.

Foi então que o rapaz envolvido na sabedoria paterna, cumpriu quanto lhe fora determinado, compreendendo a sublime lição de amizade real.

Espírito Néio Lúcio, pelo médium Francisco Cândido Xavier.
Livro: Alvorada Cristã, mensagem 18

sábado, 6 de março de 2010

ORADORES do mês de Março 2010

Domingo- 10:00 hs

07-03 Código Penal da vida Futura ( Klaus Chaves)
14-03 Jesus Cristo ( Tiago Nunes)
21-03 Tema Livre ( Emanoel Felício)
28-03 Tema Livre ( Laércio Rocha)

TERÇA-FEIRA- 15:00hs

02-03 Culto do Evangelho no Lar ( Regina Mendes)
09-03 Tema Livre ( Nídia Serrat)
16-03 Tema Livre ( Luiz Antônio)
23-03 Tema livre ( José Passini)
30-03 Intervenção dos Espíritos no Mundo Material ( Carla Terror)

QUARTA-FEIRA - 20:00hs

03-03 Tema Livre ( Vitor Silvestre)
01-03 Desencarnação em Família ( Cléber Gonçalves)
17-03 Evangelização na Terra ( José Passini)
24-03 Tema Livre ( Ademir Fernandes)
31-03 Tema Livre ( Luciana Barbosa)

QUINTA-FEIRA- 17:30 hs

04-03 Tema Livre ( José Fernandes)
11-03 As duas portas ( Regina Mendes)
18-03 Culto do Evangelho no Lar (Lilian)
25-03 A Mulher e o Espiritismo ( Isa Rita)

SÁBADO- 19:00hs

06-03 Músicas da Alma ( José Miguel)
13-03 Paulo e Estevão ( Cláudio Pellini)
20-03 Centro Espírita- impotante Célula da Sociedade ( Graça Mancini)
27-03 Flagelos Destruidores ( Fernando Mendes)

terça-feira, 2 de março de 2010

Bate-Papo Espírita !!! 2010



Vem aí o Bate-Papo Espírita !!! 2010
_____________________________________________
_____________________________________________
Tema:
O Planeta e Eu / O Mundo Sou Eu
Sustentabilidade Como Valor Espiritual
_____________________________________________
Quando:
21 de Abril de 2010 (Feriado) de 13:30 às 19:00 H.
_____________________________________________
Onde:
IDE
Institudo de Difusão Espírita de Juiz de Fora.
Rua Torreões, 210, Santa Luzia.
_____________________________________________
Casas Espíritas que promovem o encontro:
- Institudo de Difusão Espírita de Juiz de Fora.
- Grupo de Estudos Espíritas Garcia
- Centro Espírita Amor ao Próximo
_____________________________________________
Faixa Etária:
- 13 à 24 anos;
- todos os coordenadores de mocidades espíritas terão acesso ao evento.
_____________________________________________
Inscrições Grátis:
- à partir de 1º de março com o seu coordenador;
- pelo e-mail batepapoespirita @ gmail . com